quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Matosinhos.

Matosinhos é uma cidade portuguesa pertencente ao Distrito do Porto, Região Norte e subregião do Grande Porto, com 45.703 habitantes (2001).
É sede de um pequeno
município com 62,30 km² de área e 169 261 habitantes (2008) , subdividido em 10 freguesias. O município é limitado a norte pelo município de Vila do Conde, a nordeste pela Maia, a sul pelo Porto e a oeste tem costa no oceano Atlântico.
Como se pode ver Matosinhos tem Mar, no entanto, existem duas áreas de praia: a das fotos acima são da área, onde os banhistas não podem entrar, pois, a maré é muito forte e existem muitas rochas a beira mar.

Já a outra área!

É de pura praia para banhistas, totalmente liberada para  o surf.
Ao fundo da foto, onde esta o casal de surfistas, podemos ver o Castelo do Queijo.




Eu, Franciane, Cláudia, Adilson e atrás da maquina fotográfica Franklin. Amigos Brasileiros.



CASTELO DE S. FRANCISCO XAVIER DO QUEIJO - Pequeno forte costeiro de forma maciça com a entrada rasgada em arco e rematada pelo escudo de armas portuguesas. Era rodeado por um fosso e o portão tinha uma porta de acesso levadiço. Segundo a tradição no sítio aonde foi edificado havia uma enorme pedra de forma arredondada, semelhante a um queijo. Por ter sido assente sobre tal rochedo adveio-lhe o nome que sempre teve. Foi construído a expensas da cidade do Porto durante a guerra da Restauração, possivelmente pelos anos de 1661 ou 1662.

As esculturas a beira mar são, também, cheias de história.

Estas estátuas foram criadas para mostrar o desespero, do povo, nas enchentes que eram muito frequentes.


Já esta escultura abaixo, para mim, é uma das mais belas esculturas modernas que tem na cidade do Porto.




A escultura,  foi concebida pela escultora americana Janet Echelman, erguida em Matosinhos perto do mar na nova Praça da Cidade São Salvador. Suportada por três mastros estaiados, o mais alto com 57 metros de altura, a escultura tem a forma de uma gigantesca rede de pesca visando a celebração da importância da pesca para a cidade de Matosinhos. A rede está suspensa num anel tubular em aço com 42 metros de diâmetro.



Apesar de  eu não gostar muito de praia. Praia tem tudo a ver com Brasil, por isso, Portugal ,que também gosta muito do Brasil, colocou o nome de seu calçadão de: Avenida do Brasil.



Não posso ir a beira mar e não molhar o pé, né?


 

sábado, 23 de outubro de 2010

Hedda Gabler

Depois de "Casa de Bonecas",  "Hedda Gabler" é a mais conhecida e montada peça  de teatro escrita pelo autor norueguês Henrik Ibsen, considerado um dos criadores do teatro realista moderno.

E é o foco de estudos deste mês do curso de Mestrado em Estudos de Teatro da Universidade do Porto.
Esta instituição possui parceria com o Teatro Nacional São João, um dos mais antigos e renomados teatro do norte de Portugal.



Através desta parceria organizam  Hedda, c’est moi, um ciclo de leituras e conferências em torno de Hedda Gabler, de Henrik Ibsen.

No âmbito do Mestrado em Estudos de Teatro e aproveitando a apresentação no Porto, de 20 a 24 de Outubro, do espectáculo Hedda, de José Maria Vieira Mendes, com encenação de Jorge Silva Melo.





 Começamos, precisamente, com a leitura de Hedda Gabler s, no dia 19 de Outubro, integrada nas Leituras no Mosteiro ( Mosteiro de São Bento da Vitória), no Centro de Documentação do TNSJ.





No dia 23 de Outubro, convidamos o crítico Patrick Sourd, a actriz Maria João Luís e os encenadores Jorge Silva Melo e Nuno Cardoso para uma conversa sobre a presença da dramaturgia ibseniana nos palcos contemporâneos. Finalmente, no dia 8 de Novembro, a Professora Astrid Saether, responsável pelo Ibsen Master Programme do Centro de Estudos Ibsenianos da Universidade de Oslo, proferirá uma conferência sobre Hedda Gabler, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto.


Hedda Gabler é a uma mulher forte e manipuladora, mas também é a representação da mulher no século XIX,  da mulher que por opressão da sociedade tem que tomar atitudes que vão contra seus mais profundos desejos, da mulher que tenta de uma forma ou de outra dar sentido a vida, mas que não tem muitas opções. Representa a mulher que faz escolhas, mas que não pode errar.


Porto. Aqui estou!

Cheguei à cidade do Porto no dia 30 de Setembro, e logo que o taxi saiu das grandes rodovias e adrentou no centro da cidade, foi possivel perceber como é belo este lugar  as ruas, as ruelas, as estruras das casas, as igrejas com seus azulejos e princiaplmente dos prédios históricos.

Literalmente uma cadade histórica.


Cheguei e aqui ficarei por 2 anos.

Aeroporto de Madri.

Este foi o primeiro lugar, na europa, em que coloquei meus pés.





A Estrutura deste aeroporto é incrível, é praticamente uma cidade, pois, possui até metro próprio, para deslocar os passageiros de um ponto de embarque a outro, além de inúmeros elevadores e esteiras nos amplos corredores, o que é muito bom, porque tudo aqui dentro é muito longe.
A arquitetura é cinemátografica, muito bonito mesmo.

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

1° Passo.

Este foi o 1° passo para minha viagem à Portugal.
Mesmo sem saber se seria aceito pelos cursos de Mestrado das Universidades portuguesas, já em janeiro de 2010 emiti meu passaporte.

Sempre o 1°passo é fácil; tirar o passaporte. Complicado são os demais passos, mas depois de muitas idas e, muitas viagens perdidas ao Consulado de Portugal em Curitiba, enfim consegui o visto de residência.

No entanto, para consegui-lo é necessário se aceito em um Mestrado, e eu optei por fazer Mestrado em Estudos de Teatro, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Uporto), a maior Universidade desta Cidade.

Fui aceito! E então foi só fazer as malas.