E é o foco de estudos deste mês do curso de Mestrado em Estudos de Teatro da Universidade do Porto.
Esta instituição possui parceria com o Teatro Nacional São João, um dos mais antigos e renomados teatro do norte de Portugal.
No âmbito do Mestrado em Estudos de Teatro e aproveitando a apresentação no Porto, de 20 a 24 de Outubro, do espectáculo Hedda, de José Maria Vieira Mendes, com encenação de Jorge Silva Melo.
Começamos, precisamente, com a leitura de Hedda Gabler s, no dia 19 de Outubro, integrada nas Leituras no Mosteiro ( Mosteiro de São Bento da Vitória), no Centro de Documentação do TNSJ.
No dia 23 de Outubro, convidamos o crítico Patrick Sourd, a actriz Maria João Luís e os encenadores Jorge Silva Melo e Nuno Cardoso para uma conversa sobre a presença da dramaturgia ibseniana nos palcos contemporâneos. Finalmente, no dia 8 de Novembro, a Professora Astrid Saether, responsável pelo Ibsen Master Programme do Centro de Estudos Ibsenianos da Universidade de Oslo, proferirá uma conferência sobre Hedda Gabler, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto.
Hedda Gabler é a uma mulher forte e manipuladora, mas também é a representação da mulher no século XIX, da mulher que por opressão da sociedade tem que tomar atitudes que vão contra seus mais profundos desejos, da mulher que tenta de uma forma ou de outra dar sentido a vida, mas que não tem muitas opções. Representa a mulher que faz escolhas, mas que não pode errar.
Casa de Bonecas eu assisti, montagem de não lembro quem... mas assisti.
ResponderExcluirLu, criei outro blog que contemplará apenas fotografia:
ResponderExcluirhttp://cwbparavc.blogspot.com/
Espero que vc goste e acompanhe.
Beijo e beijo.