domingo, 12 de dezembro de 2010

O lado "MORTO" de Paris.

Um lugar, que é muito conhecido, mas é pouco visitados em Paris é o Cemitério do Père-Lachaise. É praticamente uma cidade, e apesar de ser um cemitério, é um lugar muito bonito. Quando estive lá estava apenas começando o inverno, então a paisagem era belíssima.

O principal motivo do turismo não é o cemitério em si, mas as pessoas que lá foram enterradas.
Eu fui para conhecer o túmulo de Oscar Wilde, escritor e Dramaturgo Inglês, que escreveu peças como: SALOMÉ e A IMPORTÂNCIA DE SER FIEL e o romance: O RETRATO DE DORIAN GRAY. Vale a pena ler.
O túmulo de Oscar Wilde é o mais moderno do Cemitério, e todas essas manchinhas são recados para o escritos, as marcas vermelhas geralmente são beijos de fãs. Realmente uma pessoa que deixou muitos seguidores de sua obras.

Outro dramaturgo, que visitei o túmulo foi o francês Molière, escritor de comédias como: O AVARENTO, peça que já fiz, AS PRECIOSAS RIDÍCULAS, DOENTE IMÁGINARIO e vários outras da Comédia Dell'Arte.
E claro não podia deixar de visitar uns dos túmulos mais visitados deste cemitério, que é o túmulo do Espirita Allan Kardec.


Depois de conhecer, muitos dos pontos turísticos, mais conhecidos, desta cidade resolvemos seguir a dica de um amigo, Brasileiro,e fomos conhecer um lugar que é muito pouco conhecido em Paris, e  que são poucos os visitantes que tem coragem de entrar:

 AS CATACUMBAS DE PARIS.
Constituem-se em um ossuário subterrâneo localizado na cidade de Paris, França. As catacumbas foram organizadas em alguns setores do complexo sistema de túneis e cavernas existentes no subsolo de Paris, resultantes de séculos de exploração de pedreiras , desde o período de ocupação romana na cidade. Este sistema de túneis é oficialmente designado "Les Carrières de Paris" (As pedreiras de Paris ou Subterrâneos de Paris) e, embora o ossuário ocupe apenas uma parte dos túneis, todo o sistema é comumente conhecido como "As Catacumbas de Paris" e chega a 400 km de extensão.
A organização do Ossuário iniciou-se em 1785.
Desde o início do século XIX as Catacumbas de Paris estão abertas ao Público e constituíram-se em atração turística importante da cidade desde a organização das visitas em 1867.

Imagine um lugar que quando você chega tem que descer, aproximadamente, 150 degraus de escada caracol em pedra, andar uns 10 minutos em túneis como este:

Túneis pouco iluminado, até chegar em corredores assim:



Foi uma experiência muito interessante, você fiquei impressionado, pensando como pode alguém ter feito esses corredores repletos de ossos, e fiquei imaginado de onde vieram tantos ossos, pois, não é apenas uma camada de ossos e já a parede, da fachada até a parede deve haver, aproximadamente uns dois metros, isso dos dois lados do corredor, por quilómetros. Vale muito apena visitar essas Catacumbas. Ah!! Para sair é preciso subir mais, exátos, 83 degraus.

5 comentários:

  1. Vc pirou! Visitar o Cimetière du Père Lachaise até eu visitei, mas as catacumbas?! Não, obrigada!

    ResponderExcluir
  2. `A propósito, curti muito caminhar pelas ruas e ruas do Cimetière du Père Lachaise, aliás, adoro cemitérios! Desde criança sinto uma paz tão presente nesses espaços, e em Paris não foi diferente. AHhhhhhh, encontrei inclusive um gato preto próximo de um dos túmulos. Perfeito!

    ResponderExcluir
  3. Amigo, leia este post:
    http://inquietudecerebral.blogspot.com/2011/01/paris-foi-uma-festa-em-mato-grosso.html

    Após ler o teu post eu precisei ler tbém "PARIS É UMA FESTA", heheheheh...

    Beijo e beijo!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Olá! Tudo bem?

    Entre neste blog, certamente você vai gostar!

    experimentopiracicaba.wordpress.com


    ADOREI o seu blog, parabéns!
    Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Visitei o cemitério do Pére Lachese e as Catacumbas. Adorei!

    ResponderExcluir